Seguidores

Pesquisar este blog

Translate

08/07/2010

Entre cores


 Fortaleza, num fim de tarde.
Fotografia: Marli Reis
*

Queridos amigos que passam por aqui, divido esse pensamento sobre uma das qualidades possíveis nessa nossa jornada enquanto a vida continua... E tece as configurações do eterno, das metas, das mudanças, desse olhar para a natureza buscante do humano inserido no contexto social com ou sem pusilanimidade ocasional. É assim...



***


 Do livro Beleza Interior, Anthea Church.

Determinação

Determinação é uma linha ininterrupta, uma coluna vertebral. É quando cada situação está ancorada a uma meta invisível que mantém tudo unido. Sem determinação a vida torna-se dispersa. Com ela as experiências agradáveis são mantidas e as desagradáveis, abandonadas.

Determinação faz você sentar-se ereto e amar tudo, porque tudo faz parte do movimento para frente. Dia e noite há o sentimento de que basta buscar e então poder tocar a essência de sabedoria que reside em cada momento. Você pode se concentrar naquilo, deixar que sua tenacidade busque aquilo e então a ação ocorre automaticamente como deveria: suavemente correta.

Debater-se com a vida a partir do exterior, tentando mudar o que é visível, é determinação invertida.  Ela torna seu rosto áspero e inflexível e, embora possa trazer sucesso aparente, pode criar uma luta interna. Portanto, determinação não é tanto uma questão de ação, mas de tranquilidade. Quando uma qualidade da mente  - paz,  felicidade, profundidade, pureza - pode permanecer firme e contínua através dos baques da vida, isso é determinação verdadeira. Tal estabilidade mantida por um tempo, acabará penetrando na superfície da vida transformando-a. E a adversidade desaparecerá.

É preciso alimentar a determinação e nutrir as qualidades que você deseja ter.

***